Apresentamos a você a disciplina Experiência profissional: desafios contemporâneos.
Esta disciplina tem como objetivo geral proporcionar conhecimentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências (Hard e Soft skills) para atuar na futura profissão, assim como oportunizar vivências imersivas no campo de atuação desenvolvendo relação com o curso, com a profissão e com os ambientes profissionais.
Saiba também os objetivos específicos dessa disciplina:
identificar os desafios profissionais na contemporaneidade;
compreender os conceitos de Hard Skills e Soft Skills;
refletir sobre a importância das diferentes relações no ambiente de trabalho;
conscientizar a respeito dos valores éticos que perpassam a atuação profissional;
identificar as principais características da profissão decorrente do curso escolhido;
vislumbrar as possibilidades de atuação como profissional do curso escolhido identificando os diferentes ambientes profissionais;
analisar por meio da articulação entre a teoria e a prática as principais habilidades e competências identificadas na futura profissão.
Acompanhe no quadro a seguir quais atividades serão realizadas individualmente e quais serão realizadas em grupo:
Assim, iniciam-se os passos para desenvolver o trabalho da disciplina:
1º passo: escolha sua equipe ou monte uma de até 5 (cinco) integrantes. Lembre-se que cada equipe precisa ter um líder que seja responsável pelo andamento das atividades!
Ouça o podcast Soft e Hard Skills com o objetivo de se ambientar com esses conceitos (este podcast está disponível na Trilha de Aprendizagem do AVA);
Baixe o modelo do Portfólio. Este documento é um por equipe e será postado no AVA.
Preencha o item I. IDENTIFICAÇÃO.
Leia o artigo indicado na Trilha de Aprendizagem e preencha o item II. FICHAMENTO. Assista ao vídeo a seguir para auxiliar na elaboração desta parte:
2º passo: após cumprir os itens do 1º passo, baixe o modelo do Roteiro de Entrevistas.
3º passo: Desenvolva um roteiro de acordo com as necessidades e percepções da equipe. O roteiro deve ter no mínimo 10 (dez) questões.
4º passo: Depois de prontas as questões, é hora de transcrevê-las para o Portfólio. Faça a transcrição das questões e das respostas.
5º passo: Agora é hora de elaborar o texto final do porfólio. Para isso, preencha o item IV. TEXTO do portfólio obedecendo as orientações no mesmo. Assista ao vídeo a seguir para auxiliar na elaboração desta parte:
Como este texto deve ser organizado?
Anote as suas principais percepções em forma de tópicos para levar para o encontro com a equipe. Ir para este encontro munido de recursos e informações otimizará, em muito, as discussões e decisões do grupo resultando em um texto objetivo e consistente.
O texto deve ser escrito em uma lauda, ou seja, uma página de word, com fonte 12 Times New Roman ou fonte 11 Arial, com espaçamento simples.
Defina o título do texto. Lembre-se de que é o título que indica do que o texto vai tratar.
No parágrafo inicial, o texto deve conter breve apresentação do tema, ou seja, você precisa apresentar ao leitor a sua intenção com o texto ou o objetivo do texto. Diga também como as informações que o texto vai apresentar foram coletadas (podcast, artigo e entrevista).
Nos parágrafos seguintes (dois ou três), você deve apresentar os pontos que foram discutidos no grupo sobre o conteúdo em si (o que são as soft e hard skills, o que o profissional entrevistado disse, o que tudo isto tem a ver com a sua futura profissão).
No parágrafo final, você deve fechar o texto, ou seja, apresentar as conclusões do grupo sobre tudo o que foi discutido. Que tal escreverem a última frase deste parágrafo dizendo como este curso pode contribuir para que vocês sejam os profissionais que sonham ser.
Veja que o texto, assim como qualquer texto, é formado por parágrafos.
Neste encontro o Portfólio já deverá estar CONCLUÍDO.
O que é o Portfólio?
Este é o produto da disciplina que será composto com as atividades desenvolvidas desde a primeira etapa.
Portfólio é uma compilação de atividades desenvolvidas para o mesmo fim com o objetivo de reunir em um único documento evidências do conhecimento construído.
Neste Portfólio, o grupo deve colocar:
Item I – Identificação.
Item II - O Fichamento realizado anteriormente.
Item III - O Roteiro da Entrevista.
Item IV – Texto final conclusivo/considerações finais.
6º passo: Agora é hora de elaborar o arquivo de Apresentação em Powerpoint para a Socialização.
Você pode baixar o modelo da apresentação AQUI.
Siga as orientações no arquivo para montar a apresentação para o dia da Socialização no próximo encontro.
O Portfólio deve ser postado em Produção Acadêmica, assim como a apresentação em Powerpoint, no AVA (Semestres > Clicar na disciplina Experiencia profissional: Desafios Profissionais > Produção Acadêmica > Incluir).
7º passo: agora é hora de socializar o mapa com os colegas. Se você já fez o envio do seu arquivo para o tutor, aguarde pelas instruções do mesmo para fazer a apresentação.